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PLANO DE CURSO


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
(Criada pela Lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE-GO de 20 abril de 1999)
QUIRINÓPOLIS
Endereço: Av. Brasil Qd 03 Lt 01 Conjunto Hélio Leão III – CEP: 75860-000 – Quirinópolis-GO
Telefone: (0xx64) 651-2285

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: BIOFÍSICA
Período: 2012
Professor: ANTÔNIO CARLOS AGDA NOVAES
Carga Horária Total: 55 Carga Horária Teórica: 45 Carga Horária Prática:10
Ano: 2012

PLANO DE CURSO

I Ementa:

Biofísica da membrana. Biofísica dos sistemas neuro-muscular, nervoso, cardiovascular e respiratório, Biofísica da Fisiologia Vegetal. Fotossíntese. Circulação da Seiva e Capilaridade. Osmose e Difusão. Bioenergética. Bioeletrogênese. Radioisótopos.
.

II Objetivos:

2.1 Objetivo Geral

O estudo da Biofísica fornecerá ao acadêmico conhecimento sobre princípios e conceitos físicos envolvidos em sistemas biológicos, de forma a compreender e explicar o funcionamento de estruturas dos organismos vivos, além de proporcionar discussão sobre a importância da biofísica nos processos biológicos, e identificar os princípios básicos da Física aplicados à Biologia.


2.2 Objetivos Específicos

• Entender o conceito de biofísica de membrana e sua aplicabilidade
• Entender como acontece sinalização nas células nervosas e musculares
• Familiarizar-se com os diversos tipos de canais de transporte via membrana
• Entender o funcionamento das estruturas e órgãos biológicos através do ponto de vista da física, da química e da biologia.
• Conhecer os principais mecanismos energéticos do corpo humano: líquidos, gasosos e regulação do metabolismo e da temperatura corpórea.
• Compreender a seqüência de fenômenos físicos envolvidos no funcionamento de cada sistema vivo;
• Correlacionar às alterações físicas em processos patológicos do organismo vivo
• Destacar a importância da Biofísica como ferramenta a ser utilizada na área de Saúde.
• Ler e interpretar manuais de instalação e utilização de aparelhos;
• Incentivar a cooperação com os colegas, sendo capaz de realizar tarefas em grupos, desejando compartilhar dados e idéias;
• Fornecer ao aluno condições para uma interpretação de conceitos básicos de física localizados e associados à sistemas biológicos, através de uma introdução à física biológica dos sistemas humanos.
• Propiciar o desenvolvimento científico para munir o aluno de capacidades e habilidades para aplicar conhecimentos físicos em situações práticas do aluno de Física Médica do corpo humano.
• Promover discussão sobre a atuação do profissional de Física
• Médica, através das aplicações físicas nos sistemas biológicos e médicos.
• Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados


III Conteúdo Programático

Unidade I (1o Bimestre)
Biofísica de Membranas

1. Modelos de membranas
2. Transporte nas membranas
3. Bioeletricidade: Potencial de repouso
4. Bioeletricidade: Potencial de ação
5. Sinapses de junção neuromuscular

Unidade II (2o Bimestre)
Métodos de Pesquisa em Biofísica
1. Biossegurança e instrumentação laboratorial
2. Espectrofotometria
3. Cromatografia de camada de adsorção e camada delgada
4. Eletroforese


Unidade III (3o Bimestre)
Sistemas Biológicos
1. Biofísica da do sistema circulatório: introdução, fluido real, energética de fluídos em regime estacionário, velocidade e ramificação dos vasos.
2. Biofísica da respiração: mecânica da respiração, pneumotórax, volumes e capacidades pulmonares, aplicações de tensão superficial ao pulmão

Unidade IV (4o Bimestre)
FÍSICA DAS RADIAÇÕES

1. Visão: elementos do olho humano, mecanismos refrativos, processo de acomodação, visão a cores, defeitos visuais (miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, daltonismo).
2. Audição:mecanismos da audição humana, percepção sonora, perda de audição e sua correção. Biomecânica: aplicações de conceitos de estática e torque ao corpo humano.


IV Procedimentos Metodológicos

• As atividades didáticas serão desenvolvidas mediante o seguinte:
• Aulas expositivas (com utilização dos recursos: quadro banco, pincel e data-show);
• Discussões de casos clínicos;
• Aulas práticas exprimentais cujo objetivo é facilitar para que o aluno aprenda fazendo;
• Trabalho de campo e visitas para fora da comunidade universitária, por exemplo, para laboratórios
• Experimentos desenvolvidos para reforçar cada ponto da teoria aplicada;

V Recursos Didáticos

Para o bom desenvolvimento das e alcançar os objetivos propostos serão utilizados projetor multimídia, computador pessoal (desktop ou notebook), lousa branca, apontador a laser, marcador para lousa, apagador para lousa, artigos, laboratório de multimídia e laboratório de multidisciplinar de Biologias da UEG/Quirinópolis.

VI Atividades Avaliativas

A avaliação do rendimento escolar desta disciplina será feita dividindo o ano em 4 (quatro) unidades com avaliações abrangendo aspectos de assiduidades e aproveitamento escolar do conteúdo, os quais poderão constituir-se em testes, prova escrita, atividades práticas em laboratório, exercício, relatórios, artigos, debates, participação em sala de aula, estudo de casos, seminários, trabalhos de campo, entre outros.

VII Bibliografia Básica

HENEINE, I.F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 1984.
KELLER, F.J. ET all. Física. Vol. 1 e 2. São Paulo: Makron Books, 1999.
OKUMO, E. ET ALL. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1982.

VIII Bibliografia Complementar
HALLIDAY, D. et all. Fundamentos de Física. Vol. 4. 4a edição. Rio de Janeiro: LTC, 1996.

AZEVEDO, A. P. Radioproteção em Serviços de Saúde. FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública-CESTEH e Coordenação de Fiscalização Sanitária - Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.



IX sites indicados

1. http://www.biof.ufrj.br/
2. http://www.sbbf.org.br/
3. http://www.fisio.icb.usp.br/
4. http://www.ufrgs.br/biofis/
5. http://www.google.com.br/search?q=biofisica&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a
6. http://www.bv.fapesp.br/pt/assunto/2503/biofisica-celular/
7. http://www.fcfar.unesp.br/int_graduacao_farmacia- bioquimica_integral_d_op_biofisica_celular.php
8. http://www.ufpa.br/ensinofts/capa.html
9. http://www.icb.ufmg.br/fib/
10. http://azevedolab.net/6.html



Quirinópolis, fevereiro de 2012.




Assinatura do Professor Assinatura Coordenador(a) de Curso
Antonio Carlos Agda Novaes







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