AULAS - PPT

Seguidores

RESPOSTA ATIV. IMPULSO NERVOSO


01. O que é substância tigróide do neurônio?
É o ergastoplasma, retículo endoplasmático granular, retículo endoplasmático rugoso, substância de Nissl ou substância basófila do neurônio.
02. Quais são as cargas elétricas das faces interna e externa da plasmalema de um neurônio em repouso?
A interna é negativa, pois há muito fosfato (PO4---) no interior do neurônio. A externa é positiva, porque o (Na+) é o íon mais abundante no meio intracelular.
03. O que é potencial de repouso?
É uma DDP (diferença de potencial) da ordem de –60 a –70mV (milivolts). Ocorre no neurônio que não está conduzindo impulsos. É uma conseqüência de permeabilidade seletiva da plasmalema.
04. O que é potencial de ação?
É uma DDP (diferença de potencial) da ordem de +50mV. Ocorre quando um neurônio recebe um estímulo limiar ou supralimiar, gerando um impulso nervoso.
05. Qual é o mecanismo que permite à plasmalema originar um potencial de ação?
O potencial de acção é uma alteração brusca e intensa do potencial de membrana, durando apenas cerca de 1 ou 2 milissegundos. Deslocam-se ao longo do axónio a velocidades que atingem os 100 m/s.
Os canais proteicos de sódio, regulados electricamente, são os principais responsáveis pela formação do potencial de ação. Quando a membrana está em repouso estes canais estão fechados, na sua grande maioria. Quando o potencial de membrana atinge um dado valor (cerca de 5 a 10 mV mais positivo que o potencial de repouso), abrem muito rapidamente, durante menos de 1 milissegundo. No entanto, este período de tempo é suficiente para que entre uma enorme quantidade de íons sódio, cuja concentração externa é mantida artificialmente alta pela bomba sódio-potássio. Assim, ocorre uma despolarização da membrana do axónio pois os iões positivos não só anulam o excesso de cargas negativas, como as ultrapassam largamente atingindo-se uma diferença de potencial de + 50 mV.
Após a despolarização é necessário que o neurónio volte ao seu estado de repouso, ou seja, deve ocorrer uma repolarização da membrana. Novamente, são os canais de sódio os principais responsáveis pela repolarização, pois rapidamente voltam a fechar, permitindo que a bomba sódio-potássio reponha as concentrações e a diferença de potencial de repouso. Alguns neurónios também têm canais de potássio sensíveis à passagem de corrente, que abrem e fecham mais lentamente que os de sódio, fazendo com que a saída de potássio acelere a retirada das cargas positivas em excesso na célula.
Os canais de sódio são igualmente responsáveis pelo chamado período refractário do neurónio, ou seja, um breve momento de cerca de 1-2 milissegundos em que não se pode gerar potencial de acção. Este facto decorre de os canais permanecerem fechados durante esse período, antes de se abrirem de novo, espontaneamente. Por esse motivo, durante um breve período, a membrana está hiperpolarizada
6. O neurônio obedece ou não a “Lei do Tudo ou Nada”? Justifique.
Sim. Os estímulos limiar e supralimiar originam impulsos idênticos. O estímulo sublimiar  não origina impulsos nervosos. Não importa qual a intensidade do estímulo, desde que seja acima do limiar. O potencial deação e a velocidade de transmissão do impulso gerado no neurônio são sempre os mesmos. Fala-se, por isso, em lei do tudo ou nada: ou o neurônio não responde ao estímulo, ou responde demaneira plena.O impulso nervoso gerado nos dendritos propaga-se neurônio, na forma de uma onda despolarização, até a extremidade do axônio.
 A despolarização de cada região particular da membrana plasmática dura apenas cerca de1,5 milésimo de segundo e provoca a despolarização em uma região imediatamente adjacente.Dessa maneira o impulso propaga-se ao longo da célula nervosa
Category:

PÁGINA PR.

LINKS ÚTEIS

GEOVISIT

VISITAS

contador de acesso grátis

QUIRINOPOLIS